quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A polêmica mudança de estilos musicais dos cantores.



Podem existir várias interpretações para o caso em questão: falta de sucesso, mudar por não mais se adequar, obedecer o que o mercado pede, entre outros fatores. Mas o fato é que, muitos dos nossos artistas estão mudando seus estilos musicais de origem, e esse o tema do post de hoje.

Para vocês terem noção, para eu preparar o post, foi mais fácil encontrar artistas que mudaram de estilo do que os que mantiveram fielmente o estilo de origem. Uns acham boa a mudança, argumentando que o novo estilo ficou melhor para o cantor e também tem a vantagem do cantor conseguir mais seguidores com o novo som, outros não concordam pois se sentem abandonados pelo artista que acreditavam ser leais  as suas músicas. O público tem várias opiniões a respeito do assunto, mas a verdade é que a maioria dos casos pelos quais os artistas decidem mudar, tem a ver com o que está em alta, o que mais faz sucesso hoje. Infelizmente muitos (não todos, para deixar claro) se importam mais com o o primeiro lugar na Billboard do que ser verdadeiro no que canta.

Como exemplo de artistas que fizeram essa mudança, temos: Mandy Moore (foto), que mudou do pop chiclete dos anos 90 para o country tipicamente americano, Jessica Simpson é o mesmo caso de Mandy, do pop para o country, Mariah Carey (foto) das músicas românticas à lá Whitney Houston, para o R&B/black.

 McFly (foto), é um caso em que  perceberam o erro que estavam fazendo. Começaram com o pop/rock que estava em alta em 2004 (como Lindsay Lohan e Ashlee Simpson, que atualmente, ambas também deixaram o estilo para trás). Em 2010 decidiram se adequar ao que estava em alta na época, lançaram o álbum ''Above The Noise'', um pop com batidas eletrônicas. Os ingleses mudaram totalmente o estilo, inclusive fazendo uma parceria com Taio Cruz conhecido por músicas com batidas dance, o que não agradou em nada os fãs. Perceberam o erro em que estavam se metendo, e em 2012 voltaram com o single ''Love Is  Easy'', diferente do estilo de origem, mas bem melhor do que o pop forçado que estavam fazendo.

Demi Lovato (foto) que na minha opinião, parou de fazer o seu melhor: o pop/rock para se jogar no pop/dance do cd ''Unbroken'', mas que ainda alguns elementos de seus álbuns anteriores, como percebemos nas faixas: ''Lightweight'', ''Fix A Heart'' e ''My Love Is Like Star''.

Também temos o caso da Taylor Swift que é exatamente o contrário de Mandy Moore e Jessica Simpson, saiu do country que a consagrou e agora está bem pop, até com batidas dubstep, que felizmente está fazendo com que ela tenha bastante êxito.

O caso de Christina Aguilera é bem diversificado. Ela sempre fez pop, mas com sub-estilos. Do pop chiclete do álbum Christina Aguilera, foi para o soul/R&B do ''Back To Basics'' (que para mim, é o melhor cd dela, o estilo que mais combina), em 2010 lançou o ''Bionic'' que tem elementos mais dance e o recém-lançado ''Lotus'' que mais se parece com o pop que fazia no começo da carreira, claro, com letras mais ''adultas''.



Depois de todas essas mudanças que vimos, agora vamos falar sobre aqueles que sempre se mantiveram fiel a música que fazem. Claro que sucesso, dinheiro, boas posições em charts é muito importante, mas a prioridade desses, é apenas acreditar no que sempre fizeram.

Como exemplos temos: Joss Stone (foto), que é uma grande cantora soul ou neo-soul para aqueles que acreditam que há dois tipos do estilo. Ela nunca fez nada além do soul, claro que em algumas músicas podemos perceber elementos R&B, mas que não passavam de elementos, sendo sempre fiel ao soul que a consagrou, como resultado, sempre foi ''figurinha carimbada'' nos charts ingleses e ganhou todas as categorias do Grammy Awards em que foi indicada.

Também temos o caso da banda Bon Jovi (foto - me perdoem fãs, coloquei apenas a foto do Jon, pois a banda inteira não caberia na montagem, o mesmo caso do Aerosmith), que sempre foram conhecidos pelo rock dos anos 80 e a personalidade na voz de Jon Bon Jovi. E e para a alegria dos fãs, ano passado eles lançaram uma música inédita ''Because We Can'', que pode ser confundida facilmente com uma música antiga da banda, tamanha originalidade e lealdade na música.

Kelly Clarkson (foto), também é outra que mantém suas músicas com a mesma sonoridade. A vencedora da primeira edição do American Idol sempre procurou fazer pop/rock e músicas românticas. O álbum ''Stronger'' de 2011 foi a prova de que Kelly não se renderia a outros estilos, continuou com seu bom pop/rock em todas as músicas do álbum, (exceto no single What Doesn't Kill You (Stronger), mas estamos comentando do geral, do álbum inteiro e não apenas de uma música).  Como por exemplo, as faixas ''Mr. Know It All'' e ''Breaking Your Own Heart'', podem ser confundidas tranquilamente com o álbum ''Breakaway'' de 2004.

O caso da banda Aerosmith é bem parecido com o de Bon Jovi. Ano passado eles lançaram o single: ''What Could Have Been Love'' com um uma sonoridade bem parecida com as músicas antigas da banda. Até o clipe do single é uma pegada anos 80.

Outros exemplos de cantores que mantiveram seus estilos musicais intactos são: Alicia Keys (que sempre fez um bom R&B romântico), Evanescence (com o rock melancólico e os vocais poderosos de Amy Lee que fizeram muito sucesso . Hoje não fazem o mesmo sucesso de antes, mas continuam com o mesmo som), Green Day (com seu rock fiel dos anos 90), Alanis Morisette (também com seu pop/rock), Leona Lewis (nunca mudou o estilo romântico de suas músicas), entre outros cantores que não vou me recordar agora.

Só para deixar claro, esse post não é nenhuma crítica aos cantores que mudaram seus estilos. Não tenho nada contra esses cantores, pelo ao contrário, alguns cantores até prefiro depois de suas mudanças.

Espero que tenha gostado do texto! E se tiverem alguma sugestão de post, podem deixar nos comentários. Responderemos todos.


4 comentários:

  1. mudanças são sempre bem vinda , mas não tão extremas como em alguns casos , mas tipo o da Aguilera , eu até que gosto

    ResponderExcluir
  2. Sim. Existem vários tipos de mudanças, alguns melhoram outros não. O caso da Aguilera não é nem por ela ter mudado de estilo, só apresentou elementos de outros estilos para compor o pop que ela faz. Obrigada pela visita, Andy.

    ResponderExcluir
  3. mudanças as vezes são necessárias mas acho que a pessoa deve manter o próprio estilo

    http://sonhodeoutubro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. mudanças são necessárias, desde que não seja para o pior né haha.

    ResponderExcluir