segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A noite do Oscar com muita... Música!

O Na Minha Vitrola vai falar sobre a premiação mais importante do cinema mundial. Eu sei que você deve estar achando que leu a palavra cinema na frase anterior e... Você leu certo! Mas agora você se pergunta: "mas o blog não é sobre música?". E eu te respondo: "sim!". Mas o que seria do cinema sem a música? A arte cinematográfica sem música é como namoro sem beijinho/Buchecha sem Claudinho. A música e o cinema compartilham uma parceria primordial para o sucesso dos dois! E esse post tratará das apresentações musicais da noite, dos prêmios envolvendo música e muito mais. Então, olhos fixos na tela porque é hora de música no cinema!

Vamos começar falando das apresentações?
 Aviso 1:  para o leitor que assistiu à premiação, eu não comentarei conforme a ordem.
Aviso 2: os vídeos estão com uma qualidade ruim, porque foram retirados do Youtube já que, infelizmente, o site do Oscar 2013 só permite a exibição dos vídeos para pessoas que moram nos UNITED STATES OF AMERICA, ou dizendo em bom português, Estados Unidos da América. O que a gente faz? Chora? Não! Se você for um leitor mais abastado financeiramente, e mora em território norte americano ou está aí de viagem, é só acessar o site do Oscar e assistir em excelente qualidade. Se você for um leitor pobrinho, assim como essa blogueira que vos fala, assiste o vídeo em má qualidade que tá bom mesmo.


A multi facetada Barbra Streisand se apresentou a canção "The Way We Were" no momento da premiação conhecido como "In Memoriam Segment" que faz tributo aos diferentes profissionais  do cinema que faleceram no ano anterior ao da premiação. Em especial, Barbra homenageou Marvin Hamlisch, um grande compositor norte americano, famoso por contribuições a cineastas. A música apresentada por Barbra, foi composta por Marvin e fez parte da trilha sonora do filme de mesmo nome "The Way We Were" e venceu um Grammy no ano de 1974 na categoria de melhor álbum de trilha para o cinema.



Um apresentação de muita emoção e comoção, diferente da feita por Adele. E é da apresentação dela mesma que falaremos agora!

Adele estava linda na apresentação (talvez) mais esperada da noite. Tratava-se da performance da música "Skyfall", trilha original do filme "Skyfall - 007". E, devo dizer, correndo risco de muitas pedradas, que a performance da Adele não me comoveu. Não me deu aquele arrepio de quando um artista se entrega no palco de verdade, sabe? Alguns artistas têm essa característica de serem inexpressivos no palco e, Adele, apesar de ter uma voz arrebatadora, muito talento para compor e muita beleza, falta... Entrega! Comoção!
O destaque da apresentação foi o coral impecável e a linda orquestra.
Veja o vídeo abaixo:



Já a apresentação da Jennifer Hudson...

 Uow! O que foi aquilo? Jennifer é uma cantora extraordinária, o arrepio começou desde o primeiro segundo da música. Uma interpretação linda, de perder o ar. A performance fez parte de um pequeno tributo feito a musicais premiados pelo Oscar. Jennifer Hudson ganhou o Oscar de atriz coadjuvante pelo filme "Dream Girls". Veja a performance abaixo:


Vamos agora a performance da Norah Jones! 


Que eu arduamente tentei achar algum vídeo (tem no site do Oscar), mas não encontrei... Mas vocês não perderam grandes coisas. A Performance de Norah Jones para a música "Everybody Needs A Best Friend" que faz parte da trilha do filme "Teddy", a propósito, filme o qual Norah faz uma participação, seguiu a mesma linha de Adele: voz excelente, porém, com pouca expressão. Já havia ouvido falar comentários do tipo sobre Norah, uma excelente artista de raiz jazz, que em seus novos trabalhos tem apresentado outras tendências, excelente pianista, mas que deixa um pouco a desejar nas suas apresentações e shows.

Falando um pouco dos atores ou melhor, atores cantores, teve a incrível apresentação da lindíssima Catherine Zeta Jones que há dez anos estrelou o musical "Chicago", filme que mostrou que tem uma baita voz e um baita talento para dança.



Catherine usou playback, mas a gente releva, já que sua profissão real é a dramaturgia. Uma performance belíssima.

Quem soltou o gogó AO VIVO, foram os atores do musical "Les Miserables".

Uma curiosidade sobre o filme é que as canções do filme faram gravadas ao vivo! Sim! Ao vivo! Enquanto a linda Anne perdia as madeixas no filme, ela cantava ao vivo. Não se usou gravações para nenhum dos atores. Puro talento, não é mesmo?

E para fechar o post...

Adele faturou o prêmio de canção original pela música "Skyfall"


Agora não falta mais nada para Adele ganhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário