terça-feira, 30 de julho de 2013

Mãe, sou indie!

Mas o que é ser indie?

O indie rock tem estado cada vez mais presente na cena musical: baladas, estilos, e etc. A temática indie ganha força com o passar do tempo. Mas o que é ser indie? Ou melhor, o que é o indie rock?

O indie rock é uma vertente do rock (como o próprio nome já diz) surgida nos Estados Unidos e Ingleterra  nos anos 80, com raízes do rock alternativo, pós-punk e new wave. Se você nunca ouviu falar de nenhum desses gêneros musicais, calma! Aqui vão algumas bandas que vão ilustrar estilo por estilo para você.

O Rock Alternativo engloba toda uma geração de subgêneros da cena musical independente surgida nos anos 80 como o próprio indie rock, post-punk, rock gótico, college rock, enfim.

Já o pós-punk...
A banda U2 teve em suas raízes o pós-punk como gênero.

 ...surgiu após o ápice do punk rock que teve seus anos de glória na década de 70. O pós-punk é considerado o embasamento necessário para o surgimento do Rock Alternativo. Composições mais intimistas e complexas,  como os caras do The Fall.


O New Wave...

 new wave
Elvis Costello na década de 70 foi um representante do new wave.

 ...surgiu em meados da década de 70, juntamente com o punk rock. Apesar de terem surgido praticamente juntos, alguns historiadores musicais consideram que o punk e o new wave façam parte de estilos diferentes.


As bandas Indie são caracterizadas por tenderem a manter certa independência em suas composições e produções, já que o domínio das gravadoras em suas músicas está fora de cogitação.

A geração 2000 do indie rock.

Apesar das raízes pós-punk e new wave, a partir da década de 2000 o estilo do Indie foi se modificando e com certa rapidez. Influências de uma cena mais underground, como a da banda nirvana, trouxe sons de guitarras sem distorções, timbres grossos e um pouco gritados como o do vocalista da banda The Strokes, Julian Casablanca.


O indie rock é especialmente forte na Inglaterra, onde muitas bandas indie surgiram com influências do britpop e do rock clássico inglês como Arctic Monkeys e Franz Ferdinand.


É sempre bom deixar claro que o indie rock não tem influências concretas. A banda Franz Ferdinand utiliza um pouco do funk e da música eletrônica em suas composições o que vem de encontro ao som dos caras do Arctic Monkeys.


Já a banda The Black Keys utiliza um pouco do soul e blues no ritmo indie. Tudo isso torna esse gênero musical rico e de fácil alcance a vários públicos.



E, afinal de contas, quem não tem um amigo que diz só gostar de rock se for indie? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário